Recados

terça-feira, 3 de abril de 2012

HERÓIS DA FÉ


Jeronimo savonarola

Precursor da Grande Reforma
(1452-1498)
O povo de toda a Itália afluía, em número sempre cres­cente, a Florença. A famosa Duomo não mais comportava as enormes multidões. O pregador, Jerônimo Savonarola, abrasado com o fogo do Espírito Santo e sentindo a imi­nência do julgamento de Deus, trovejava contra o vício, o crime e a corrupção desenfreada na própria igreja. O povo abandonou a leitura das publicações torpes e mundanas, para ler os sermões do ardente pregador: deixou os cânticos das ruas, para cantar os hinos de Deus. Em Florença, as crianças fizeram procissões, coletando as máscaras carna­valescas, os livros obscenos e todos os objetos supérfluos que serviam à vaidade. Com isso formaram em praça pública uma pirâmide de vinte metros de altura e atea­ram-lhe fogo. Enquanto o monte ardia, o povo cantava hi­nos e os sinos da cidade dobravam em sinal de vitória.
Se o ambiente político fosse o mesmo que depois veio a ser na Alemanha, o intrépido e devoto Jerônimo Savonaro­la teria sido o instrumento usado para iniciar a Grande Reforma, em vez de Martinho Lutero. Apesar de tudo, Savonarola tornou-se um dos ousados e fiéis arautos para con­duzir o povo à fonte pura e às verdades apostólicas regis­tradas nas Sagradas Escrituras.
Jerônimo era o terceiro dos sete filhos da família. Nas­ceu de pais cultos e mundanos, mas de grande influência. Seu avô paterno era um famoso médico na corte do duque de Ferrara e os pais de Jerônimo planejavam que o filho ocupasse o lugar do avô. No colégio, era aluno esmerado. Mas os estudos da filosofia de Platão e de Aristóteles, dei­xaram-lhe a alma sequiosa. Foram, sem dúvida, os escritos de Tomaz de Aquino que mais o influenciaram (a não ser as próprias Escrituras) a entregar inteiramente o coração e a vida a Deus. Quando ainda menino, tinha o costume de orar e, ao crescer, o seu ardor em orar e jejuar aumentou. Passava horas seguidas em oração. A decadência da igreja, cheia de toda a qualidade de vício e pecado, o luxo e a os­tentação dos ricos em contraste com a profunda pobreza dos pobres, magoavam-lhe o coração. Passava muito tem­po sozinho, nos campos e à beira do rio Pó, em contempla­ção perante Deus, ora cantando, ora chorando, conforme os sentimentos que lhe ardiam no peito. Quando ainda jo­vem, Deus começou a falar-lhe em visões. A oração era a sua grande consolação; os degraus do altar, onde se prostrava horas a fio, ficavam repetidamente molhados de suas lágrimas.
Houve um tempo em que Jerônimo começou a namorar certa moça florentina. Mas quando ela mostrou ser despre­zo alguém da sua orgulhosa família Strozzi, unir-se a al­guém da família de Savonarola, Jerônimo abandonou para sempre a idéia de casar-se. Voltou a orar com crescente ar­dor. Enojado do mundo, desapontado acerca dos seus pró­prios anelos, sem achar uma pessoa compassiva a quem pudesse pedir conselhos, e cansado de presenciar injusti­ças e perversidades que o cercavam, coisas que não podia remediar, resolveu abraçar a vida monástica.
Ao apresentar-se no convento, não pediu o privilégio de se tornar monge, mas rogou que o aceitassem para fazer os serviços mais vis, da cozinha, da horta e do mosteiro.Na vida do claustro, Savonarola passava ainda mais tempo em oração, jejum e contemplação perante Deus. Sobrepujava todos os outros monges em humildade, since­ridade e obediência, sendo apontado para lecionar filoso­fia, posição que ocupou até sair do convento.
Depois de passar sete anos no mosteiro de Bolongna, frei (irmão) Jerônimo foi para o convento de São Marcos, em Florença. Grande foi o seu desapontamento ao ver que o povo florentino era tão depravado como o dos demais lu­gares. (Até então ainda não reconhecia que somente a fé em Deus salva o pecador.)
Ao completar um ano no convento de São Marcos, foi apontado instrutor dos noviciados e, por fim, designado pregador do mosteiro. Apesar de ter ao seu dispor uma ex­celente biblioteca, Savonarola utilizava-se mais e mais da Bíblia como seu livro de instrução.
Sentia cada vez mais o terror e a vingança do Dia do Senhor que se aproxima e, às vezes, entregava-se a trovejar do púlpito contra a impiedade do povo. Eram tão poucos os que assistiam às suas pregações, que Savonarola resol­veu dedicar-se inteiramente à instrução dos noviciados. Contudo, como Moisés, não podia escapar à chamada de Deus!
Certo dia, ao dirigir-se a uma feira, viu, repentinamen­te, em visão, os céus abertos e passando perante seus olhos todas as calamidades que sobrevirão à igreja. Então lhe pareceu ouvir uma voz do Céu ordenando-lhe anunciar es­tas coisas ao povo.
Convicto de que a visão era do Senhor, começou nova­mente a pregar com voz de trovão. Sob a nova unção do Espírito Santo a sua condenação ao pecado era feita com tanto ímpeto, que muitos dos ouvintes depois andavam atordoados sem falar, nas ruas. Era coisa comum, durante seus sermões, homens e mulheres de todas as idades e de todas as classes romperem em veemente choro.
O ardor de Savonarola na oração aumentava dia após dia e sua fé crescia na mesma proporção. Freqüentemente, ao orar, caía em êxtase. Certa vez, enquanto sentado no púlpito, sobreveio-lhe uma visão, durante a qual ficou imóvel por cinco horas, quando o seu rosto brilhava, e os ouvintes na igreja o contemplavam.
Em toda a parte onde Savonarola pregava, seus ser­mões contra o pecado produziam profundo terror. Os ho­mens mais cultos começaram então a assistir às pregações em Florença; foi necessário realizar as reuniões na Duomo, famosa catedral, onde continuou a pregar durante oito anos. O povo se levantava à meia-noite e esperava na rua até a hora de abrir a catedral.
O corrupto regente de Florença, Lorenzo Medici, expe­rimentou todas as formas: a bajulação, as peitas, as amea­ças, e os rogos, para induzir Savonarola a desistir de pregar contra o pecado, e especialmente contra a perversidade do regente. Por fim, vendo que tudo era debalde, contratou o famoso pregador, Frei Mariano, para pregar contra Savo­narola. Frei Mariano pregou um sermão, mas o povo não prestou atenção à sua eloqüência e astúcia, e ele não ousou mais pregar.
Nessa altura, Savonarola profetizou que Lorenzo, o Papa e o rei de Nápoles morreriam dentro de um ano, e as­sim sucedeu.
Depois da morte de Lorenzo, Carlos VIII, da França, invadiu a Itália e a influência de Savonarola aumentou ainda mais. O povo abandonou a literatura torpe e munda­na para ler os sermões do famoso pregador. Os ricos socor­riam os pobres em vez de oprimi-los. Foi neste tempo que o povo fez a grande fogueira, na “piazza” de Florença e quei­mou grande quantidade de artigos usados para alimentar vícios e vaidade. Não cabia mais, na grande Duomo, o seu imenso auditório.
Contudo, o sucesso de Savonarola foi muito curto. O pregador foi ameaçado, excomungado e, por fim, no ano de 1498, por ordem do Papa, foi queimado em praça pública. Com as palavras: “O Senhor sofreu tanto por mim!”, ter­minou a vida terrestre de um dos maiores e mais dedicados mártires de todos os tempos.
Apesar de ele continuar até a morte a sustentar muitos dos erros da Igreja Romana, ensinava que todos os que são realmente crentes estão na verdadeira Igreja. Alimentava continuamente a alma com a Palavra de Deus. As margens das páginas da sua Bíblia estão cheias de notas escritas en­quanto meditava nas Escrituras. Conhecia uma grande parte da Bíblia de cor e podia abrir o livro instantanea­mente e achar qualquer texto. Passava noites inteiras em oração e foram-lhe dadas revelações quando em êxtase, ou por visões. Seus livros sobre “A Humildade”, “A Oração”, “O Amor”, etc., continuam a exercer grande influência sobre os homens. Destruíram o corpo desse precursor da Grande Reforma, mas não puderam apagar as verdades que Deus, por seu intermédio, gravou no coração do povo.
                A trindade Divina!
                        A doutrina da trindade foi sempre um dos grandes mistérios da fé cristã, Santo Agostinho disse “Quem compreende a Trindade Onipotente”
A bíblia diz que Deus é um, e que além dele não existe outro Deus,portanto a unidade divina é composta de três pessoas distintas, não se trata de três deuses independentes são três pessoas mas um só Deus  cooperam unidos em um mesmo sentido
- Deus Pai que cria
-Deus filho que redime
-Deus Espírito Santo que santifica
Em todas as operações os três estão presentes
Falsos conceitos sobre a Trindade
O falso e o verdadeiro andam em posição paralela,e são oponentes  entre si.e sempre atrás de uma verdade bíblica e doutrinaria,tem sempre uma mentira para se opor,muitas dessas mentiras è  pregado e entendido como verdade, levando muitas almas ao engano.
Falsos conceitos merece ser comentados.
1-     Conceito Ariano aproximadamente 320 d.c criado por Ário um presbítero da igreja de Alexandria, ele negava a divindade de Cristo sustentava que Cristo foi uma criação como todas as demais coisas ele se opôs contra seu próprio bispo Alexandre que cria na trindade constituída Pai,Filho,e Espírito Santo essa questão tomou proporções tão grande que mais tarde sendo necessário um concilio chamado de concilio de Nicéia onde foi aprovado um credo que derrubou a tese de Ário que foi abanido pelo imperador Constantino porem ainda assim sobreviveu de diferentes formas
2-  Conceito russelita   
 No Brasil há uma forte oposição por parte dos Testemunhas de Jeová.
Conhecidos como russelitas os testemunhas de Jeová negam qualquer divindade atribuída ao Espírito santo eles dizem que  satanás deu origem a trindade, esta escrito Ninrode casou-se com sua  mãe Semiramis, então ele é seu próprio pai,e seu próprio filho aqui está a doutrina da trindade (Deus verdadeiro pág 81 Estudos das Escrituras vl3 pag 414) 

A trindade nas páginas da bíblia sagrada  
E bem verdade que a palavra trindade não aparece na bíblia mais assim como o planeta Júpiter já existia e seu nome foi dado pelo homem, esse termo é usado teologicamente para expressar a plenitude do Deus trino e é revelada em toda bíblia de forma muito clara
Após criar todas as coisas por meio de um simples Haja o Senhor quis então formar o homem então disse
A- Façamos o homem a nossa imagem semelhança(Gn1,26)
B- Em Babel na confusão das línguas lemos,Desçamos e Confundamos ali sua linguagem (Gn 11,7)
C- Na visão do profeta Isaias,quando Deus o chamou lemos A quem enviarei e quem há de ir por nós
 Façamos ,nossa imagem,Desçamos,Nós  pronomes  pessoais e possessivos isso significa que existia mais de uma pessoa, portanto a trindade esta presente em todos os casos citados,
                                 Definimos a Trindade assim                                                                                                                A- Deus Pai:Eu sou o senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito,da casa da servidão(Ex20,2)
B- Deus Filho:Respondeu-lhe Tomé : Senhor meu e Deus meu(Jô 20,28 )
C-Deus Espírito Santo :Então disse Pedro:Ananias porque encheu seu coração para que mentisse ao Espírito Santo (At 5:3,4
                             DEUS PAI
A - Deus  como pai de toda criação
Todavia,para nos há só Deus,o pai de quem são todas as cousas e para quem existimos(1Co8,6)
Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, da tanto no céu como sobre a terra(Ef 3,14,15)   
B-Deus como Pai de Israel (O nome pai pode ser usado para expressar uma relação teocrática entre Deus e Israel )
É assim que recompensas ao Senhor,povo louco e ignorante?Não é ele teu Pai,que te adquiriu,te fez e te estabeleceu?(Dt32,6)
Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece,e Israel não nos reconhece;tu ó Senhor é nosso Pai(Is63,16)
C-Deus como Pai da igreja (Neste momento entramos em uma outra dimensão quando falamos de Deus como Pai da igreja e dos crentes, pois assumimos uma identidade, única nascemos da Palavra e do Espírito)
Vede que grande amor tem nos concedido o pai, a ponto de sermos chamados filhos e de Deus ,e de  fato somos filhos de Deus    

Como pai da igreja você  não esta sozinho,abandonado órfão mt 5:45
Como pai da igreja você tem com quem se comunicar,e tem resposta e recompensa mt 6:6
Como pai da igreja você tem amor para compartilhar entre os irmão e comunhão 1 Jo3,1

D- Deus como pai  de Jesus: Entramos em uma dimensão que só Deus sabe explicar e entendemos assim

O filho é amado do pai e o pai tem prazer em suas ações e em seus atos e o pai da testemunho do filho mt 3:17
O filho é único glorioso cheio de graça de verdade e habitou entre nós Jo 1:14
O filho é glorificado pelo pai ele nunca glorifico-se a si mesmo Jo 8:54



  Deus Filho: Das três pessoas da trindade o filho é absolutamente única que se tornou como forma corpórea e durante séculos vem sento discutida entre religiosos e teólogos do mundo inteiro porquanto uma pergunta foi feita por ele mesmo a séculos atrás ‘Quem diz os homens ser o filho do Homem ‘ao longo dos anos tem sido dada respostas e mais respostas ao seu respeito

Segundo a bíblia Jesus Cristo  é Deus :
Ele estava com Deus desde o principio porque ele era o verbo e o verbo era Deus Jo1:1
Ele não usou de usurpação para ser igual a Deus Fl 2:6
Ele expressa o esplendor da glória do ser sendo imagem do Deus invisível Hb1:3 Cl 1:15

Deus filho no Antigo Testamento
Isaias 40.3,4 João batista fez menção dele Voz do que clama no deserto e veio para endireitar o que está torto e áspero se aplainara
Êxodo 3:14 ele é o que é
Jeremias  17:1 ele é o que esquadrinha o coração e prova os pensamentos  do ser humano
Salmo 23:1 Ele é o nosso pastor
Ezequiel 34:11 Ele é o que busca suas ovelhas

15-Atributos da Divindade de Jesus pois a bíblia o apresenta assim :
-O primeiro e o ultimo Is 41:4 Ap 1:17  
-Senhor dos senhores Ap 17:14
-Senhor de todos e Senhor da glória At10:36
-Criador Jo1:3
-Rei dos Reis Is6:1-5
-Juiz Mt 16:27
-Pastor Is 40:10
-Cabeça da Igreja Ef1:22
-Verdadeira luz Lc1:78
-Fundamento da Igreja Is28:16
-O caminho Jo11:25
-A Vida Jo11:25
-Perdoador de Pacados Sl103:3
-Doador do Espírito Santo Mt3:11
-Eterno Itm1:17

Jesus o filho  sendo mediador entre Deus e os homens

-O filho dependia do Pai Jo5:19
-O filho foi enviado pelo Pai J6:29
-O filho estava sob a autoridade do Pai J10:18
-O filho recebeu a mensagem do Pai Jo17:8
-O filho entregara seu reino ao Pai ICo15:24

Deus espírito Santo:

Ficou muitos anos sem se  discutir sobre o Espírito Santo, uma perseguição afastou muitos estudiosos e crentes de querer entender essa doutrina, muitos se calaram por décadas a igreja primitiva teve que se calar diante dos Imperadores e do sistema político que matava. então com isso as pessoas se isolava somente mais tarde com o surgimento do movimento pentecostal essa pessoa ate então desconhecida passou a ser pesquisada por teólogos do mundo no campo da teologia
O Espírito Santo tem sua personalidade revelada por Deus, o Pai e o Filho dão testemunhos de si mesmo, o Espírito Santo porem, jamais da testemunho de si mesmo e tem uma personalidade contendo em si elementos de uma existência pessoal os elementos que aprendemos : inteligência,emoção,autoconsciência,autodeterminação, quando usamos o termo pessoa estamos aplicando como membro da trindade  

O Espírito Santo na vida da Igreja:
Como a mensagem do fogo do avivamento começou a se espalhar pela cidade de Los Angeles, os crescentes ajuntamentos superlotaram a casa da Rua Bonnie Brae. A necessidade de um lugar maior tornou-se evidente. Finalmente, um prédio desocupado em mal estado na Rua Azuza No. 312 foi localizado e alugado. Ainda que o local tenha sediado, anteriormente, a Igreja Metodista Episcopal Africana, a estrutura de dois andares de 14 x 20 mts. já bem desgastada estava sendo usada por um construtor como depósito de materiais de construção, estábulo para animais e feno. Mas em questão de alguns dias, com serragem no chão, forro de palha ao redor do altar e duas caixas de sapato como púlpito, o primeiro culto na Missão da Rua Azuza aconteceu no dia 14 de abril de 1906.
Desde o começo, o toque soberano de Deus estava sobre William Seymour e os que com ele estavam. Por três anos, o avivamento continuou essencialmente 24 horas por dia, sete dias por semana, com uma participação de, às vezes, até 1000 pessoas. Pessoas do mundo todo vieram para receber seu "Pentecost", muitos sendo enchidos espeiritualmente antes de chegarem ao prédio. O que tem sido chamado de "maior avivamento mundial" resultou, em nossos dias, em um vasto exército de mais de 600 milhões de crentes cheios do Espírito, tocando cada nação da terra.
Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram em Chicago. O avivamento da Rua Azusa espalhou-se por toda a América alcançando quase todos os estados. A cem quilômetros de Chicago, South Bend, no Estado de Indiana, morava Gunnar Vingren. Um jovem pastor batista imigrante da Suécia. Atraído pelo Movimento Pentecostal, Gunnar Vingren parte de sua cidade em busca de uma resposta divina para o seu chamado missionário. Em uma Conferência Evangélica ele conheceu Daniel Berg, também imigrante da Suécia. Conversaram longamente sobre a convicção que tinham de que, em futuro próximo, seriam missionários onde quer que o Senhor lhes enviasse.
E O Senhor os enviou para Belém do Pará onde fundaram a maior Denominação Evangélica atualmente no Brasil a Igreja Assembléia
De Deus.